SliderControls

Apresentação


SliderControls é um componente desenvolvido para facilitar o desenvolvedor a troca de Controles do aplicativo com um efeito deslizante.
O foco deste componente para o Visual Studio é a praticidade e a simplicidade que o desenvolvedor obterá no desenvolvimento, focando na criação por trás da interface e conseguindo de forma rápida uma interface agradável para o usuário final.

Funcionalidades


O componente SliderControls permite fazer a interação entre diferentes controles a partir de suas propriedades. Para isso se faz necessário um formulário, onde os controles serão adicionados, um controle principal, que será o controle inicial, e outros controles que serão as “páginas” seguintes. As propriedades do componente que recebem o formulário principal e seu controle são, respectivamente, CurrentForm e MainControl.

Quando da criação de uma página, o componente cria um TableLayoutPanel que contém duas linhas e três colunas, onde, na primeira linha ficam localizados os botões de Voltar(BackButton) e o botão Home (HomeButton) e na segunda linha é localizado o novo controle.

Os botões da primeira linha, HeaderButtons, são do tipo ImageBox. Sendo assim, existem, no SliderControls propriedades para a manipulação desses objetos, como listadas a seguir:

·         ButtonSize: Define o tamanho, em pixels, dos botões;
·         DefaultBtnBackColor: Define a cor de fundo padrão para os botões;
·         MouseHoverBkColor: Define a cor de fundo quando o cursor do mouse está sobre o botão;
·         ImageBackButton: Define o ícone para o botão voltar(em formato PNG);
·         ImageHomeButton: Define o ícone para o botão home(em formato PNG);

Outra funcionalidade do componente é o tempo em que ocorrerá o deslizamento e a velocidade. Isso é feito por meio da definição de duas propriedades, TimerInterval e TimerTotalTime. Onde a primeira define o intervalo em que a troca de posição dos painéis ocorrerá e a segunda o valor acumulado de intervalos. Por exemplo: caso TimerInterval receba o valor 1 e TimerTotalTime receba o valor 100, haverão 100 mudanças de posição, cada uma referente a distancia de 1/100 da largura do formulário.

Para ir de um controle para o próximo, basta criar uma chamada com o seguinte código em VB.NET:
SliderControls1.GotoControl( SeuUserControl)

Para retroceder é usual utilizar o botão voltar na parte superior do formulário, ou o botão Home. Também um duplo clique com o botão direito do mouse faz retornar a pagina inicial, e, caso o mouse do usuário tenha um botão de Voltar, este funcionará como Voltar para o controle anterior. Além dessa maneira, a opção voltar pode ser controlada pelo método GoNextPrev() e a opção home pelo método ToHome().

Existem alguns eventos inseridos para que o desenvolvedor possa modificar as interfaces, como por exemplo inserir outros botões na primeira linha do TableLayoutPanel ou mesmo retirar essa linha.

Doações

Caso tenha gostado dos resultados obtidos com o controle e quiser auxiliar a continuação do desenvolvimento de mais ferramentas gratuítas, podes realizar uma doação de qualquer valor por meio do link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário